Concerteza,estudantes de vem achar uma tortura estudar mais...
Todos os seres humanos que vêm ao mundo devem passar pela escola, visto que os pais não têm tempo, muitas vezes não têm condições de proporcionar a orientação necessária para o seu filho que precisa ser direcionado para a vida em todos os sentidos, no descobrir as letras e os números e até mesmo o seu aspecto religioso. A escola é caracterizada por um professor, que ensina ou tenta repassar o que aprendeu para os alunos, tais como a matemática, a história, a geografia, a língua nativa e algumas outras atividades de ajuda ao aprendizado da criança. Com estes princípios, o ser humano começa o processo de aprendizado, contribuindo para a educação e em técnicas de trabalho que vão servir para implementar a sua renda familiar e poder adquiri mais conhecimentos para a convivência mais pacífica com a sociedade.
A escola, mesmo que seja um prédio legalmente constituído, inicia-se no lar com o ensino das primeiras palavras ao filho que começa a vislumbrar a vida, inicia a descoberta de tudo que o cerca, e os pais têm obrigação de fazer e o fazem com carinho, o ensino ao pequeno rebento que exige compreensão de tudo. Sem a escola não se consegue se livrar das torpeças que o mundo oferece, com muitas dores e sofrimentos, pois o que fazem sempre é reclamar, porque os seus pais não colocaram na escola para poder tem uma vida mais amena, sem muita dificuldade quando adulto. Sem dúvida, a escola é um ambiente que marca para muitos, ruim, detestosa, e para muitos outros, bom, porque está descobrindo a vida, tendo conhecimento da realidade do passado com condições de poder descobrir o porvir, para se ter uma vida melhor, sabendo se conduzir frente aos outros.
Quando se fala em educação, a escola é a primeira imagem que aparece como elemento formacional da conduta, do caráter e da moral, tendo em vista que é a escola formal ou informal que direciona a maneira como o indivíduo deve se portar diante da sociedade com os seus prós e os seus contra. O caráter individual, parte da formação escolar, ao considerar que os pais muitas vezes, não oferecem condições de burilar a índole da criança e, por conseqüência do jovem, que já fez algumas descobertas em sua vida, com os amigos e até mesmo vendo a postura dos outros. No deixar que os filhos descubram a realidade em que vivem, é onde se encontra o perigo, porque as experiências das ruas são deformadas com direcionamento imprevisível, sobre os rumos que aquele ser deve seguir, no perpassar pelo seu verdadeiro caminho.
O aprendizado que diz respeito à formação do ser humano é aquele que se inicia com os pais numa orientação correta do que seja a vida, isto no que diz respeito às tarefas das escolas, a postura frente aos amigos, parentes, o seu conduzir ao caminhar pelas ruas, nas festividades, e em todos os lugares que exigem uma certa moral. Inegavelmente, a orientação paterna constitui os primeiros passos do ensinamento escolar, que muitos atribuem aos anos de aprendizado com uma professora ou professor que ensina apenas o básico para o intelecto de um bom falante. Esse aspecto é muito importante, porque a formação moral, sem a intelectual fica muito difícil de se completar, tendo em vista que o entendimento está mais no visual do que no sentimento de uma intelectualidade, que abre mais o raciocínio para a vida em todos os sentidos existentes.
O importante nesta análise, é que se consiga congregar uma escola como um elemento fundamental no aprendizado da vida, desde a participação dos pais quando nos primeiros momentos, e dos professores quando na complementação da formação daquele que está no processo de evolução. As questões morais começam no lar, com os pais orientando, no que a sociedade considera o aspecto religioso, pois uma boa orientação quando na infância não precisa ser religiosa no aspecto histórico, mas religiosa no que respeita a uma boa conduta sem orgulho, vaidade e inveja. A isto tudo se enquadra na escola que é a formação do ser humano que necessita ser uma pessoa integra, responsável, e conhecedora de seus limites, com os devidos respeitos a todos que estão ao seu lado e que talvez, não tenham a formação correta.